![]() |
PLANO POLICROMÁTICO DE VIAS EXPRESSAS |
![]() |
Doxiadis mostra seu plano com as seis linhas viárias policromáticas (O Globo, 1965). |
![]() |
SISTEMA DE BUS RAPID TRANSIT – BRT |
Algumas linhas foram concluídas, outras parcialmente e outras não saíram do papel. O sistema BRT está interligando eixos estratégicos da cidade nas direções norte-sul-leste-oeste, completando de certa forma o Plano Policromático.
O Plano Doxiadis foi publicado em 1965 e concebido pelo arquiteto e urbanista grego Constantino Doxiadis, contratado pelo governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda (1960-65). Era um plano de reurbanizacao incluindo questões habitacionais, de saneamento básico e criação de sistemas viários de ferrovias, rodovias e metrô, preparando a cidade para o crescimento esperado para o ano 2000.
O novo Plano Diretor de desenvolvimento urbano ficou conhecido como Plano Policromático, devido às grandes vias de circulação: as linhas Vermelha, Azul, Marrom, Verde, Amarela e Lilás.
Admitindo a utilização do automóvel como meio de transporte individual e do ônibus como meio de transporte de massa, de modo crescente e irreversível, esse sistema previa 403km de vias expressas e mais 517 de vias principais no Município do Rio de Janeiro, a ser complementado por 80km de linhas de metrô.
Embora o plano jamais tenha sido implementado em sua totalidade, diversos governos realizaram partes importantes como túneis, viadutos, abertura da Linha Lilás e implementação de parte da Linha Verde e, décadas mais tarde, as Linhas Vermelha e Amarela.
A Linha Lilás foi uma das primeiras a ser construída. Ela faz a ligação do bairro de Laranjeiras com o bairro Santo Cristo, passando pelo túnel Santa Bárbara. Inicialmente, uniria o bairro de Botafogo ao viaduto do Gasômetro sem interrupções. Em seu projeto original, constava a destruição quase total do bairro do Catumbi, porém devido a protestos de moradores, seu traçado foi reformulado.
A Linha Verde (RJ-080) ligaria a via Dutra ao bairro da Gávea, passando pela Tijuca. Um túnel sobre o maciço da Tijuca, faria a ligação da rua Uruguai, na Tijuca, à praça Santos Dumont, na Gávea. Dela, restaram como vias importantes apenas o túnel Noel Rosa e a avenida Pastor Martin Luther King Júnior. Pela Pavuna, chegaria à via Dutra onde se encontraria com a Linha Vermelha.
A Linha Marrom ligaria a zona Sul à zona Oeste, passando pelos bairros Rio Comprido, Tijuca, Andaraí, Água Santa, Piedade, Madureira, Sulacap, Bangu, Campo Grande, até Santa Cruz.
A Linha azul ligaria o Recreio dos Bandeirantes até o município de Duque de Caxias.
A RJ-071, conhecida oficialmente como Presidente João Goulart e popularmente como Linha Vermelha, liga os municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti, atravessando também o município de Duque de Caxias. Tem extensão de 21,9km e foi inaugurada entre 1992 e 1994.
A Linha Amarela (RJ – 087), denominada oficialmente como avenida Governador Carlos Lacerda, liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão. Tem extensão de 25km e foi inaugurada em 1997.