NO LIVRO, ESCREVI SOBRE O SEGUNDO-PIOR-ENGARRAFAMENTO-DO-MUNDO. MAS ATENÇÃO, A PREFEITURA PROMETE ACABAR COM ELE. QUER CONHECÊ-LO?

cidade-olimpica
cidade-olimpica

Em https://www.youtube.com/watch?v=m4yT6j8u-UA

Então vá em direção à Barra da Tijuca pela Lagoa Rodrigo de Freitas, na Borges de Medeiros, às 19h de um dia qualquer da semana.

Vire à direita na rua Mário Ribeiro, e se estiver tudo parado, você está nele. Se prepare, o final da missão será no túnel de São Conrado (Pepino) a apenas 4,8km, e você levará até lá uns 45 min ou quase uma hora.

Por isso, não vacile, entre imediatamente à direita no posto de gasolina e faça tudo o que puder nesta parada obrigatória.

Vá ao banheiro, faça um lanche, coloque gasolina, calibre os pneus, troque o óleo, peça para fazer uma revisão geral no carro, sei lá, qualquer coisa que demore, quem sabe um rodízio de pneus…

Uma vez, comprei um livro na loja de conveniência e comecei a lê-lo dentro carro, estacionado no posto. Mas poderia ser no trânsito, porque é engarrafamento para você desligar o carro.

Quando o carro é desligado e a janela aberta, quer dizer, o vidro da porta arriado, você percebe um silêncio estranho: é que vários carros também estão desligados. Melhor, assim dá para ler com mais tranquilidade. E com uma música suave de fundo, é capaz de você achar esse engarrafamento um ótimo lugar.

Mas de repente alguém buzina por desespero total, um desabafo. E aí contamina outros motoristas que começam a buzinar. E também de repente todo mundo para e volta o silêncio.

Com alguma coisa para ler e com TV no carro, melhora. Uma vez, dei sorte: vi o RJTV, passei para o Jornal da Band e vi parte do JN. Quando cheguei em casa só precisei ver metade do JN. Olha que vantagem!

No SEGUNDO PIOR–ENGARRAFAMENTO–DO–MUNDO, se você não se distrair com alguma coisa, você começa a fazer uma reflexão sobre sua vida: começa a achar que é um engarrafado-desgraçado e que não merecia estar nesta situação – ficar parado dentro do túnel depois de um dia de trabalho. Isso é uma injustiça e você precisa tomar uma providência.

Suicídio, não, talvez escrever um livro sobre isso, protestar, se mudar, sair da Barra, cobrar as promessas de vários governos de fazer um mergulhão na Mário Ribeiro, duplicar a autoestrada Lagoa-Barra e a avenida Niemeyer, fazer dois túneis Zuzus, quadruplicar não sei mais o que, fazer viadutos, metrô, BRT, VLT, ligação marítima, hidroavião, uma linha especial de helicópteros… e a essa altura o que era pensamento já é uma alucinação.

Uma vez tive a impressão de ver discos voadores dentro do túnel Zuzu Angel. Disco voador, uma opção modal de transporte?

Por tudo isso, uma segunda escala para descanso no outro posto de gasolina ou no supermercado, antes de pegar o elevado do Joá, é uma boa ideia.

Uma dica: ao sair do Zuzu, na Rocinha, vá se posicionando à direita para sair pela pista do canto, onde fica o Escort Motel. Não, não é para isso que você está pensando, embora com a companhia certa, seja também uma boa (aí não precisa parar no posto de gasolina ou no supermercado, mais adiante).

Siga por aí (estrada da Gávea), porque é quase sempre mais rápido do que ir em frente. Confirme você mesmo: assim que pegar a pista do canto, fixe uma referência na pista central — um veículo que chame atenção (carro alto, van, pick-up, ônibus, caminhão). Fique de olho nele durante o trajeto, ele acima à esquerda e você embaixo, à direita.

No final, as duas pistas se juntam e veja quem ganhou a corrida. Faça isso algumas vezes para ter uma média. É uma boa distração para engarrafamentos.

Mas tudo isso pode estar chegando ao fim como você viu no vídeo. Será? Pelo menos já há luz no fim dos novos túneis abertos! Vamos rezar.

Sobre o Autor

Mário Márcio Leal

Sou patologista humano, mas no momento estou interessado na patologia do ser urbano e sua principal doença - O ENGARRAFAMENTO.

Deixe um comentário