MIAMI CARIOCA, BARRA DA TIJUCA, GANHA FAMA INTERNACIONAL COM AS OLIMPÍADAS RIO 2016

70916428

 

 

55
A Barra é um triângulo cuja base é a praia. Na foto, o ângulo superior está próximo ao fim da lagoa de Marapendi, a mais perto do mar, e o ângulo inferior é o início da Barra, no quebra-mar (foto abaixo). Unindo os dois, em direção à Vila do Pan, que não aparece na foto, é fechado o triângulo.

 

miolo-sorrianegarrafado-301111-2

 

70916428
Quebra-mar
O local onde o rio deságua no mar é foz ou barra. Aqui, vários rios formam a lagoa da Tijuca (água verde mais escura à direita), que desemboca no mar, no Quebra-Mar (língua que se projeta no mar), no final da avenida do Pepê. 
 
O bairro começou na Barrinha, às margens da lagoa e próximo ao Quebra-Mar, local da foz da lagoa da Tijuca ou barra da lagoa da Tijuca — Barra da Tijuca. Tijuca é nome de origem indígena (tupi) e significa brejal, charco, lamaçal, pântano. Ou seja, uma barra ou foz em área pantanosa.
 
A Região Administrativa da Barra da Tijuca (RA XXIV) envolve oito bairros: Barra da Tijuca, Camorim, Grumari, Itanhangá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena. 
 
Praias Oceânicas da região: 
1. Amores: 0,4km. 
2. Grumari/Abricó: 2,8km.
3. Pequena/Do Meio: 1km. 
4. Funda/Inferno: 1,1km. 
5. Pontal/Macumba: 2,6km. 
6. Bandeirantes/Barra da Tijuca: 12,1km. 
7. Joatinga: 0,5km. 
8. Prainha: 0,7km. 
 
fotos: panorâmica – http://www.panoramio.com/user/1590763/tags/Brasil
 

Sobre o Autor

Mário Márcio Leal

Sou patologista humano, mas no momento estou interessado na patologia do ser urbano e sua principal doença - O ENGARRAFAMENTO.

Deixe um comentário